Para saber o mais rápido possível destas novidades e também sobre novos artigos, está agora disponível subscrever o blog por email. Receba no seu mail todas as acutalizações do Trocos por Miúdos.

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015
Saída do PrivatBank de Portugal

Quem já é cliente do PrivatBank está ao corrente do encerramento da sua sucursal em Portugal. A partir de 1 de Março, todas as contas portuguesas que se encontrarem abertas transitarão para o PrivatBank Letónia. Os clientes têm até dia 15 deste mês para decidir se querem encerrar a conta ou passá-la para a Letónia (se não se disser nada eles assumem que queremos passar para a Letónia).

 

Vale a pena transitar?

A Letónia pertence à zona euro, tem um fundo de garantia de depósitos semelhante ao nosso (100000€ por pessoa - pelo qual já estávamos abrangidos antes), logo questões cambiais não se põem, ao contrário do que acontecia há uns anos atrás.

Assim sendo, o que pesará mais será as rentabilidades que eles oferecem. E essas infelizmente são desapontantes. Os depósitos a 2 anos na Letónia são remunerados a 0,8%, uma taxa inferior à que conseguimos obter por cá. Desde há uns meses atrás as taxas do PrivatBank Portugal também já não eram as mais apetecíveis. No entanto, as condições dos depósitos a prazo constituídos antes dessa data mantêm-se. Quem conseguiu apanhar ainda taxas de 3.25% e superiores não as perderá na mudança.

Por esse motivo, os maiores interessados em permanecer no banco serão os clientes com depósitos a longo prazo constituídos em inícios de 2014 e sobretudo em 2013. Lembro que até 31 de Janeiro de 2013, o PrivatBank oferecia depósitos a prazo a 5 anos com taxa de 6%, depósitos esses que terminarão no início de 2018 para quem aplicou nessa altura.

Contactei o banco e fui informado que todos os titulares de depósitos a prazo ficam isentos de despesas de manutenção no PrivatBank Letónia. Apenas quem não possuir nenhum montante investido ficará sujeito a comissões. Transferir o capital para cá custa o preço de uma transferência na Zona Euro, que deve ficar em cerca de 50 cêntimos (dentro dos limites de transferência diários).

A meu ver, o maior senão será a possibilidade de comunicar com o banco em Português, uma vez que os atuais funcionários não mudam para a Letónia (ficam cá desempregados). Não está confirmado se o homebanking cotinuará disponível na nossa língua ou não. Quem não se sentir confortável a comunicar em Inglês poderá ser melhor terminar agora as relações com o banco. Os depósitos ativos são reembolsados sem qualquer penalização de juros. Para fechar definitivamente a conta é necessário primeiro enviar uma carta ou mensagem a pedir para terminar todos os DPs, transferir o dinheiro para outro banco, e depois enviar nova mensagem para encerrar a conta.

Quem não se incomodar com a falta de comunicação em português pode deixar os seus depósitos irem até à maturidade. Agora que as taxas dos Certificados de Tesouro Poupança Mais estão bastante reduzidas, é muito complicado encontrar aplicações de capital garantido que consigam competir com os depósitos mais antigos. Caso as taxas de juro que o banco ofereça não sejam atrativas quando os depósitos terminarem (o que é o mais provável), será então uma boa altura para encerrar a conta de vez.

publicado por ruicarlov às 17:12
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Gomes a 15 de Fevereiro de 2015 às 19:13
Mas será que não tinham clientes suficientes que lhes permitisse aguentar com 1/2 agências em Portugal?

Sugestão para o blog: Sigo-te noutros foruns e agora que as taxas estão baixas talvez possas partilhar aqui a tua experiencia com ETF's. Estou com dúvidas se hei-de enveredar também por esse caminho.

Abraço
De Antonio Alves a 26 de Fevereiro de 2015 às 19:26
É possível colocar um post patrocinado no seu blog?
De ruicarlov a 27 de Fevereiro de 2015 às 10:19
A nível de conteúdo do blog, evito entrar em tópicos com interesses comerciais. Estou aberto a colaborações de outros escritores, dando-lhes o devido reconhecimento pelo que escreveram, mas prefiro evitar promover serviços de terceiros.
De Rodrigo a 17 de Fevereiro de 2016 às 03:37
Bom dia ruicarlov!

Será que me saberia informar se os juros obtidos em 2015 no Privatbank (Portugal) são considerados rendimentos em território nacional ou estrangeiro?
A minha dúvida prende-se com o facto de me parecer que eles estavam a operar através da sucursal letã do Privatbank.

Como vou fazer englobamento de rends de capitais, tenho esta dúvida!

Obrigado desde já.

Cumprimentos!
De ruicarlov a 18 de Fevereiro de 2016 às 16:56
Es estou convencido que os rendimentos até Março são nacionais, e que tiveram uma retenção diferente (28%) daqueles que foram pagos daí para a frente, com retenção de 10% (Letónia).
No entanto não tenho nenhuma declaração desses montantes, apenas dos que foram pagos na Letónia. Estou a falar com o banco para ver se consigo alguma declaração.
De Rodrigo a 19 de Fevereiro de 2016 às 01:53
Obrigado pela resposta. Eu tenho uma declaração de rendimentos de capitais de 2015 do PrivatBank que me enviaram há umas semanas (escritas em Letão e Inglês) que mostra as retenções de 28%, no entanto dá ideia que é uma declaração emitida pelo PrivatBank na Letónia a um depositante estrangeiro (neste caso residente em Portugal). Posto isto, não sei se deva declarar como rendimento obtido no estrangeiro ou se declaro como outro banco nacional qualquer no anexo E. Nem consigo perceber bem qual o NIF deles pois na referida declaração não aparece, pelo menos não no formato de 9 algarismos a que estou habituado. 980317940 é o que eu acho que é, mas já vi algures outro começado por 5.

Cumprimentos,
RB
De ruicarlov a 29 de Fevereiro de 2016 às 15:58
No meu caso o que me disseram era que estavam à espera de alguma espécie de cruzamento de dados com as autoridades fiscais portuguesas para poder depois emitir as declarações.

Comentar post

.Subscrever por mail
.pesquisar
 
.posts recentes

. Poupar com cartões de cré...

. Mais quedas de taxas de D...

. Saída do PrivatBank de Po...

. Administre-se financeiram...

. Depósitos a prazo - A sit...

. Cartões pré-pagos

. Poupar com cartões de cré...

. Englobamento para o IRS d...

. Invest Choice Novos Depós...

. Os certificados de tesour...

.links
.Ganhar dinheiro na net (sites PTC)

Em Português:

.

Em Inglês:

.mais comentados
.Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
.últ. comentários
E o cartão 123 do Santander? Dá cash back de 1% em...
Penso que isso seja mais caso a caso, pois todos o...
ola queria pedir uma opiniao.que cartoes ha por ai...
Olá, João!O cartão demora cerca de 1 semana a cheg...
Nem por isso. Parece que são cada vez menos os car...
Para quem faz compras nesses shopings pode ser que...
Conhecem este cartão?http://www.mundicenter.pt/mgc...
Há novidades (positivas) relativamente a este assu...
Ana, que documentos foram necessários para pedir o...
No meu caso o que me disseram era que estavam à es...
.arquivos

. Maio 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Novembro 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Junho 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Novembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

.tags

. todas as tags

.Directórios/Redes
Directorio de Blogs Portugueses
.subscrever feeds