Aquilo que alguns já esperavam vai acontecer. O Privat Bank vai finalmente baixar as remunerações dos seus depósitos a prazo a partir de 1 de Fevereiro. Isto era de esperar, já que as taxas de referência andam muito baixas.
Na página inicial do banco dizem a título indicativo que o E-Depósito a longo prazo (5 anos) vai baixar de 6% para 4,7%. Não se sabe ainda as novas taxas para os restantes depósitos, mas imagino que fique pelos 4 e pouco. Verdade seja dita, devem continuar a ser superiores à média praticada por outros bancos. Mas já não serão tão apecetíveis como dantes.
Então agora o que é que eu posso fazer?
Ainda é possível aproveitar qualquer coisa enquanto é tempo. Até 31 de Janeiro ainda se podem constituir depósitos à taxa antiga, logo quem quiser aproveite. Para quem não tem ainda dinheiro disponível, aqui está uma dica que eu me lembrei e que vou por em prática.
Dos depósitos que eles oferecem, o pé-de-meia destaca-se por não ter mínimo de constituição e por permitir reforços a qualquer altura. Nesse caso, porque não constituir um depósito pé-de-meia 12 meses com aquilo que pudermos dispensar (tipo 20-100€)? Ficamos assim com uma taxa de 5,45% garantida durante um ano. Todos os depósitos que acabarem entretanto podem ser reforçados neste pé-de-meia, aproveitando ao máximo esta taxa mais elevada.
Mas nesse caso toca a despachar, pois quem não tenha dinheiro à ordem no Privat tem de fazer uma transferência, que demora um dia. Mal caia lá o dinheiro é criar um pé-de-meia e aproveitar.
Bons depósitos!
De Nunes a 30 de Janeiro de 2013 às 11:46
Este Banco não deve querer clientes. Já os tentei contactar por email ou formulário de contacto no site e nunca me responderam. Como é que posso confiar num banco que não se interessa pelos clientes ou futuros clientes?
De
ruicarlov a 30 de Janeiro de 2013 às 11:58
Já tentou por telefone. Ainda hoje de manhã telefonei para lá (número principal que aparece no site). Contactei-os sem problema (se bem que foi uma letã que me antendeu, com um sotaque um pouco forte.
De Nunes a 30 de Janeiro de 2013 às 12:21
Por acaso não sabe qual é valor mínimo para abrir uma conta no privatBank e se posso abrir uma conta através dos CTT como eles dizem no site?
De
ruicarlov a 30 de Janeiro de 2013 às 15:28
Quanto à abertura de conta pelos CTT, nunca experimentei, mas se eles dizem que estabeleceram recentemente esse protocolo, então é porque se pode abrir conta desse modo.
Quanto ao montante mínimo, creio não haver. Se bem que ao abrir conta no privat é para se aproveitar os DPs, que têm quase todos mínimos de 500€. A exepção é o Pé-de-Meia, cujo mínimo é teoricamente 1 cêntimo (pelo que diz no site - não que alguma vez tenha tentado fazer tal coisa, :P)
De José a 18 de Fevereiro de 2013 às 00:04
Boas. Estou a pensar em abrir conta neste Banco. Já chegou a abrir a sua? E foi gratis a certificação de documentos nos CTT? Obrigado
De
ruicarlov a 18 de Fevereiro de 2013 às 10:53
Já lá tenho conta há mais de 2 anos. Na altura nem sequer havia protocolo com CTT. Uma vez que sou de Lisboa, abri presencialmente. Logo não sei se há custos associados ou não.
De sbnight a 30 de Janeiro de 2013 às 17:06
Ola Sr Rui,
Realmente é pena logo agora que estou a tratar da papelada para abrir a minha nova conta no Privat, o que ainda demorará algum tempo visto eu estar fora do PAís. Vamos lá a ver como evolui o mercado, e espero que o PRivat continue a ser o que melhor oferece em termos de rentabilidade nos depositos.
Vou tentar seguir a sua dica quando tiver a conta aberta e online :)
P.s. - A subscrição por email está a funcionar bem, já lá recebi este seu novo post, muito melhor assim, thanks :)
De sbnight a 3 de Fevereiro de 2013 às 19:10
Olá,
Seria possível me ajudar/aconselhar em termos de ppr´s...?
Eu possuo um e com taxa garantida de 3% já o fiz creio que em 2003, o qual me permitia também efectuar reforços quando quisesse, mas recentemente "cortaram" esta opção de poder reforçar a poupança.... Por isso estou a "pesquisar" novas opções dentro desta área para uma possível melhor rentabilidade deste meu investimento, que agora ficou mais estagnado... Sabe de algo nesta área Sr Rui que me possa ser benéfico? Obrigado.O*
De
ruicarlov a 4 de Fevereiro de 2013 às 15:02
Desde que limitaram fortemente os benefícios fiscais dos ppr estes deixaram de ser um investimento com interesse. Os que pagam taxa fixa não têm grandes rentabilidades e os que pagam taxa variável consoante a variação de um fundo autónomo não têm vantagens em relação a uma carteira bem gerida feita fora desse âmbito, já que os custos dos ppr costuman ser significativos e comem a rentabilidade potencial do investimento.
Para além disso, prendem a pessoa por muito tempo, impedindo de movimentar o dinheiro sem penalizações.
Se já tem um ppr e perde por tentar mobilizá-lo, o melhor que tem a fazer é mantè-lo ou então tentar transferir para outro banco que ofereça condições melhores, embora nesta altura do campeonato duvido que encontre muito melhor. Quanto a reforçar/constituir novos ppr, sinceramente não recomendo a não ser que haja por aí uma proposta muito boa. Pelo que tenho visto (não que tenha pesquisado exaustivamente) não há nada de muito interessante, mas nunca se sabe, pode ser que tenha sorte.
Comentar post